Apresentação
Uma paixão, por uma causa nobre: resgatar e preservar a história e o patrimônio das Missões Jesuítico Guarani
A região missioneira é compreendida pelo território do que foi outrora os 30 povos da Província Jesuítica do Paraguai e compreende hoje regiões do Brasil, Paraguai e Argentina.
Historicamente temos vivenciado uma série de iniciativas que resultaram em grandes progressos para o desenvolvimento do turismo nesta região, contudo como o potencial é enorme, ainda há muito que fazer.
Os dias atuais não nos permitem mais trabalhar de forma isolada, o mundo tem grandes exemplos de trabalhos cooperados que resultaram um enorme sucesso e cujo efeito multiplicador foi muito superior que a simples soma da realização dos esforços em separado (individualizados).
Em busca desta sinergia da cooperação e no estabelecimento de uma visão mais ampla e com um pensamento estratégico para definir o panorama desejado em um horizonte de 10 anos é que estamos pensando na realização do “Grande projeto”.
A recuperação do tempo perdido nas ações de infraestrutura dos nossos sítios arqueológicos e a “energização do tema”, incluindo ações de educação da população local, que é necessária para enfatizar o feito grandioso que representou as Missões Jesuítico-Guarani para a época (quase 200 anos entre os séculos XVI e XVIII) que nas palavras de Voltaire representaram um “ triunfo da humanidade” serão a base das nossas ações no desenvolvimento do “Grande Projeto”.