Capilaridade dos Vestígios Missioneiros
Capilaridade:
Nós temos a tendência de achar que os resquícios arqueológicos missioneiros estariam confinados (limitados) aos sítios arqueológicos das reduções que compuseram os sete povos, mais especificamente nas áreas urbanas próximas as igrejas missioneiras.
O trabalho de mapeamento feito pelo voluntário do Grande Projeto Missões jornalista Daniel Campos possibilita que possamos visualizar em um único lugar todos os resquícios identificados pelos voluntários do Grande Projeto Missões e nos permite entender a distribuição das atividades dos missioneiros em todo o território que hoje pertence ao Estado do Rio Grande do Sul.
O mapa abaixo (clique na imagem) permite a visualização de mais de 200 pontos já identificados que possuem relação com a história missioneira e nos permite facilmente compreender a extensão do território ocupado.
Sempre é importante lembrar que estamos falando de um período de atividade que se iniciou em 1626 e durou mais de 150 anos até a expulsão dos jesuítas e a dispersão dos guaranis.
O território era basicamente ocupado pelas áreas urbanas das reduções, lembrando que no primeiro ciclo até os ataques dos Bandeirantes foram 18 reduções e no segundo ciclo foram 7 reduções no território do atual Rio Grande do Sul e pelas áreas produtivas como as estâncias (maiores e menores), áreas agrícolas (pomares, lavouras e algodoais) e os ervais.
Como remanescentes desta época ainda possível encontrar as estruturas feitas de pedras como as sedes das estâncias, capelas, postos, cercas e currais. As estruturas feitas em madeira, adobe (tijolo cozido ao sol) e terra são mais difíceis de encontrar e necessitam de olhares mais experientes.
Outro ponto interessante nessa análise é a identificação das estradas (caminhos) que uniam as reduções e as suas atividades produtivas como estâncias e ervais pois ao longo destes caminhos haviam uma distribuição quase que regular de postos de controle e apoio com as suas respectivas capelas. Estas informações são encontradas em vários mapas da época.
Também é importante ressaltar que há muita confusão, deliberada ou não, de se negar que as estruturas históricas existentes sejam missioneiras, visto que muitas foram reaproveitadas pelos colonizadores e tiveram a sua atribuição atribuída aos portugueses que ocuparam a região posteriormente. Um trabalho de identificação e caracterização correta da sua autoria original é importante para auxiliar na contagem correta da história vivida na nossa região.
A relação da história da nossa comunidade gaúcha é intimamente relacionada com a história missioneira apesar de pouco difundida esta correlação. A lista abaixo, apesar de preliminar indica a correlação dos atuais municípios do Rio Grande do Sul com a época missioneira.
Relação dos municípios do RGS que possuem relação com a história Missioneira
- Gravataí ……………….. Milhares de Guaranis das Missões ajudaram a fundar a cidade trazidos pelo Gomes Freire de Andrade após a Guerra Guaranítica (1756). Foram os tijolos e telhas produzidos pelos artífices missioneiros que ajudaram a construir as primeiras moradias de Porto Alegre quando da chegada dos Açorianos.
- Rio Pardo ………….. Forte Jesus Maria que era usado como resistência dos portugueses ao avanço missioneiro e espanhol e possível local da redução do primeiro ciclo (São Cristovão)
- Santa Maria ……………… foi uma Capela missioneira pertencente a estância de São Luiz e posteriormente local de acampamento da comissão demarcadora
- Agudo ………………. houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Santa Ana)
- Candelária ………… houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Jesus Maria)
- Bom Jesus ……………… território onde havia a Vacaria dos Pinhais (uma das duas grandes estâncias de reserva de gado para todas as Missões)
- São José dos Ausentes ……………. território onde havia a Vacaria dos Pinhais (uma das duas grandes estâncias de reserva de gado para todas as Missões)
- Vacaria ……………… território onde havia a Vacaria dos Pinhais (uma das duas grandes estâncias de reserva de gado para todas as Missões)
- Fontoura Xavier ……………… Local dos ervais missioneiros
- Passo Fundo …………… houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Santa Teresa)
- Soledade …………. Local dos ervais missioneiros
- Tunas …………… houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (São Joaquim)
- Ernestina ……………….. houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Santa Teresa)
- Coxilha …………….. houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Visitação)
- Mato Castelhano ……………… entrada da Vacaria dos Pinhais (havia uma guarda missioneira)
- Carazinho …………. houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (São Carlos)
- Cruz Alta ………………. foi uma Capela (chamada de Espirito Santo) pertencente a estancia do povo de São Lourenço)
- Eugenio de Castro …………….. houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Apostolos)
- Julio de Castilhos ……………….. foi a Guarda de São Pedro pertencente à estância do Povo de São Miguel
- Tupanciretã ……………………… foi uma capela da estância do Povo de São Miguel
- Pinhal Grande ……………………. houve uma redução do Primeiro Ciclo Missioneiro (Natividad)
- São Martinho da Serra …………… foi uma Guarda da estância do povo de São Miguel
- Santo Ângelo ………………… redução do segundo ciclo
- São Miguel das Missões …………. redução do segundo ciclo
- Entre-Ijuís ……………………. redução do segundo ciclo
- Caibaté ……………………. Houve a redução do primeiro ciclo (Caaró)
- Rolador ………………… Houve a redução do primeiro ciclo (Candelaria)
- Roque Gonzales ………… Houve a redução do primeiro ciclo (Assunção do Ijui)
- São Luiz Gonzaga ………….. redução o segundo ciclo
- São Borja ………………. redução o segundo ciclo
- São Nicolau ……………….. redução o segundo ciclo e do primeiro
- Garruchos ………………… sede da estância de San Xavier
- Itaqui ……………………. pertenceu a estância do povo de La Cruz
- Vitória das Missões ……….. pertenceu a estância do povo de São João
- Santo Augusto ………………….. pertenceu aos ervais dos missioneiros
- Inhacorá ………………….. pertenceu aos ervais dos missioneiros
- Três de maio …………….. pertenceu aos ervais dos missioneiros
- São José do Inhacorá ……….. pertenceu aos ervais dos missioneiros
- Crissiumal …………………… pertenceu aos ervais dos missioneiros
- Porto Xavier ……………. pertenceu ao povo de San Xavier
- Porto Vera Cruz ……………… local da Batalha de M’Bororé
- Santo Antônio das Missões ……………… foi uma capela da estância do Povo de São Luiz
- Itaroquem ……………… foi uma capela da estância do Povo de São Luiz
- Bossoroca …………………. foi uma capela da estância do Povo de São Luiz (Estancia de São Marcos)
- Santiago ………………….. foi uma capela da estância do Povo de São Miguel
- Jaguari ………………………. Houve a redução do primeiro ciclo (São José) e a capela de São Izidro no segundo ciclo pertencente à estância do povo de São Miguel
- Quevedos ………………………. foi uma capela da estância do Povo de São Miguel
- Jari ………………… foi uma capela da estância do Povo de São Miguel
- Toropi …………….. foi um posto de guarda da estância do Povo de São Miguel
- Mata ……………………. Houve a redução do primeiro ciclo (São Xavier)
- São Pedro do Sul ……………….. Houve a redução do primeiro ciclo (São Cosme e Damião) e foi uma capela da estância do Povo de São Miguel
- Restinga seca ……………………. foi uma capela (São Borja) da estância do Povo de São Luiz
- Tabaí ………………. Local de martírio do Padre Cristovão de Mendonça (hipótese 2)
- São José do Herval ………………….. Local dos ervais missioneiros
- Ilópolis ……………………………… Local dos ervais missioneiros
- Arvorezinha ………………………. Local dos ervais missioneiros
- Putinga …………………………… Local dos ervais missioneiros
- Santana da Boa Vista …………………. Capela de Santo Antonio Mbae (segundo Henis) pertencente à estância do povo de São João
- Lavras do Sul ………………….. Capela de Santo Antonio Novo (segundo Henis) pertencente à estância do povo de São João
- Bagé ……………………. Forte de Santa Tecla (limite da estancia missioneira)
- São Gabriel ……………… Capela de São Gabriel pertencente à estância do Povo de São Miguel e local da Batalha de Caiboaté
- Cacequi ……………………… Capela pertencente à estância do Povo de São Miguel
- Dilermano de Aguiar …………. Capela de Santa Catarina pertencente à estância do Povo de São Miguel
- São Sepé …………………. Capela (São José) pertencente à estancia do Povo de São João
- Caçapava do Sul ………………… Capela de São Rafael
- Rosário do Sul ……………….. sede de estância pertencente ao povo de Yapeju
- Alegrete ……………………….. sede de estância pertencente ao povo de Yapeju
- Uruguaiana ………………. sede de estância pertencente ao povo de Yapeju (Capela de Santa Ana)
- Quarai ……………………… sede de estância pertencente ao povo de Yapeju
- São Vicente ……………….. capela missioneira pertencente à estância do Povo de São Miguel
- São Francisco de Assis ………… Capela missioneira pertencente à estância do Povo de La cruz
- Santa Vitória do Palmar …………… parte da Vacaria del mar (uma das duas grandes vacarias de reserva de gado para toda as Missões)
- Chuí …………………………………. parte da Vacaria del mar (uma das duas grandes vacarias de reserva de gado para toda as Missões)
- Joia ……………….. Capela missioneira pertencente à estância do Povo de São João
- Giruá ……………… Posto pertencente à redução de Santo Ângelo
- Augusto Pestana ………. Posto pertencente à redução de Santo Ângelo
- Catuípe ……………………. Posto pertencente à redução de Santo Ângelo
- Ijuí ……………………….. Posto pertencente à redução de Santo Ângelo
- Barra do Quaraí …………… território pertencente à estância do povo de Yapeju