As estratégias para o turismo nas Missões
As Estratégias adotadas para os próximos dez anos no desenvolvimento do turismo do tema missioneiro são as seguintes:
Definir temática de comunicação com o mercado e valorização do tema Sugestões:
– Mudar a lógica de “Ruínas” para Esplendor (grandeza- valorização) – Triunfo da Humanidade – Exuberância (estrutura avante ao seu tempo nas Américas)
– Mudar da limitação regionalizada (7 povos) para um espectro geográfico mais amplo (30 povos e suas estruturas – envolve quase todo território do atual RS)
– Mudar o perfil alvo do turista que visita/visitará às Missões (hoje mais de 90% são colegiais com ticket médio baixo)
1) Ações Fundamentais (básicas) / ações de infraestrutura
1.1 Expansão do aeroporto de Santo Ângelo
1.2 Sinalização turística nas rodovias (inclui pórticos)
1.3 Asfaltamento dos acessos aos sítios arqueológicos de São João e São Lourenço
1.4 Revitalização dos sítios arqueológicos de São João e São Lourenço
1.5 Revitalização do sitio arqueológico de São Miguel (inclui Som&Luz) Nota: Há ainda muito o que fazer na casa dos padres, oficinas, cotiguaçu, casa dos índios, fontes de água, quinta dos padres, …..
1.6 Ampliação do Museu das Missões
1.7 Criar fonte de recursos financeiros (ser independente de ações governamentais)
1.8 Ponte sobre rio Uruguai (Porto Xavier)
2) Ampliar tempo de permanência dos turistas através do incremento das atrações locais
2.1 Melhoria das informações e estruturas disponíveis nos sítios – Sinalização interna trilíngue, folders e folhetos, filmes de apresentação, sistema de imagens 3D e inteligência artificial, audioguias trilíngue, …. – Estrutura de apoio como bancos para descanso, máquinas de autosserviço, lixeiras, acesso a cadeirantes, museus com maquetes e outras atrações, banheiros, caminhos calçados e regulares, …. – Páginas na internet com informações sobre o sítio e informações on line
2.2 Criar novas atrações na Região:
a) Sítios arqueológicos urbanos (Santo Ângelo, São Luiz, São Nicolau e São Borja)
b) Museus Municipais revigorados
c) Valorização de feitos/personagens – Monumento ao presidente da Argentina – Alvear – Monumento ao Gomes Freire de Andrade – Vice-rei do Brasil – Monumento aos Jesuítas (inclui a homenagem aos 400 anos da chegada ao RS) – Monumento aos Guaranis – Monumento ao Cooperativismo (as Missões teriam sido o berço do Cooperativismo – o exemplo para o começo de tudo)
d) Outros parques temáticos e atrações avulsas (iniciativa privada) – Mini-mundo missioneiro (inclui replica em escala de uma redução típica) – Museu da Fundição (homenagem ao Padre Sepp) (Incluir os exemplares das peças de ferro produzidas na Redução) – Museu do Gado (homenagem ao Padre Cristovam de Mendoza) – Museu da Erva Mate – Museu dos instrumentos musicais
2.3 Apoiar as atrações que já existem e transformar em atrativos comerciais para os turistas
a) Centro da Memória Missioneira ………. Sr. Walter
b) Borraio …………. Sr. Janio
c) Caminhada das trilhas
2.4 Desenvolver/integrar outras atrações fora do tema missioneiro, mas que sejam complementares
a) festival de Balonismo
b) romarias religiosas
c) festival de música
3) Ações de ampliação da Capilaridade das atrações
Envolve localidades em praticamente todo o Rio Grande do Sul
3.1 Ampliar as atrações para fora das reduções (área urbana da redução)
a) Pedreira do Rio Santa Bárbara
b) Curral de Pedra do passo da Guerreia
c) Floresta de São Lourenço
d) Pedreira da esquina Ezequiel
e) Fontes de água missioneira
f) Barreiros e Olarias
g) Capelas
h) Posto de Guarda
i) Currais (há várias cercas de pedras no interior do RGS que são de origem missioneira)
j) Tranqueira do Arroio Chuny (última batalha antes da entrada nos 7 povos)
k) Batalha do Caiboaté
l) Batalha de Mbororé
3.2 Sítios do Primeiro Ciclo
a) Criar monumento e sinalização em cada um deles (usar QR Code com informações adicionais)
3.3 Estâncias Missioneiras – 90% do território do atual RS era povoado pelas estruturas das estâncias – Há vários locais onde se preserva os indícios
3.4 Arte Sacra Missioneira
4) Formação e educação
4.1 Fomentar o ensino sobre as Missões Jesuítico Guarani nas escolas do RS – Ações específicas com a formação de professores (inclui criação do kit básico) – Ações específicas com a comunidade escolar
4.2 Desenvolver referências bibliográficas, vídeos e outros formatos
4.3 Formação de guias de turismo locais
4.4 Aprimorar o Portal da WEB
4.5 Desenvolver/revitalizar Centros de Pesquisa sobre a temática – URI/CCM; IHGSL; …..
4.6 Criação/ampliação de Laboratório de Arqueologia e Restauro (inclui sítio escola) Nota: Cada sítio deveria ter o seu em função dos trabalhos contínuos que se deve ter
4.7 Criar exposição itinerante sobre o tema missioneiro (viajar para todas as cidades do Brasil, independentemente do tamanho do município)
Nota: Criar mecanismos para evitar que o turista vá visitar os sítios arqueológicos sem entender o contexto e relevância dos mesmos na história da América do Sul.
5) Marketing e divulgação / monitoração e retroalimentação
5.1 Definir identidade do produto Missões Jesuítico Guarani
5.2 Campanhas comerciais para atrair turismo associada ao novo momento das Missões
5.3 Ações e parcerias com Operadoras de Turismo
5.4 Criar estrutura para monitorar os feedback e necessidades dos turistas que são manifestadas nas redes sociais (Observatório Virtual de Apoio)
6) Conectar/integrar com iniciativas em outros Países com atividades Missioneiras
6.1 Coordenar ações com a Agencia de Desarollo Trinacional de las Misiones Guaranis – Conceito de 30 povos / envolve Argentina e Paraguai
6.2 Criar pacotes de turismo multinacional focado na temática missioneira – Envolve reduzir as barreiras (demora) de passagens nas fronteiras
7) Atividades para gerar sustentabilidade para as comunidades que sustentam a operação do turismo
7.1 Coordenar com as iniciativas do Sebrae para apoio aos empreendedores locais
7.2 Criação/retomada da rede de artesões para prover souvenir para o tema missioneiro
7.3 Prover inteligência de mercado para os fornecedores de serviços que suportam o turismo (forma de manter a qualidade dos serviços de hospedagem e alimentação)
7.4 Coordenação central apoiando nas ações de marketing e de atração de turistas
Nota: Os prestadores de serviço não podem gastar energia em atividades que não são parte do seu core business (risco de perder o foco)
8) Institucionalização do tema Missões Jesuítico-Guarani
8.1 Transformar o Parque Histórico Nacional das Missões em algo concreto – Existe há dez anos (desde 2009)
8.2 Inserir as Missões nas prioridades do Ministério do Turismo e Embratur (formal) – Precisa estar inserido no Plano Nacional de Turismo
Nota: O Plano Nacional de Turismo 2018-2022 é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo.
8.3 Definir plano de ação junto à UNESCO – São Miguel é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983
8.4 Eleger junto ao Governo do Estado como um tema prioritário para o turismo regional – Atividades da Semana Missioneira
8.5 Municípios como agentes de construção e responsáveis pela implementação da sua parcela
Nota: Cada Município que desejar fazer parte desta ação deverá colaborar e executar a sua parte.